|
Com o refinamento das técnicas de SEO, muita gente anda querendo saber o que é Autoridade do Domínio
uma curiosidade que até bem pouco tempo passava longe das cogitações de quem estava começando na área de SEO, mas que devido à sua crescente importância começa a ganhar espaço nos manuais e rotina dos profissionais de SEO.
Antes de entrarmos na discussão sobre o que é Autoridade do Domínio, é preciso deixarmos claro alguns conceitos básicos de SEO – Search Engine Optimization. Além dos fatores de estrutura que afetam o posicionamento de um site nas ferramentas de busca, existem também os fatores internos de cada página, chamados de Fatores On Page e os fatores externos chamados Fatores Off Page.
A Autoridade do Domínio em SEO é justamente uma métrica que avalia uma série de fatores Off Page do domínio como um todo que atribui a ele maior ou menor relevância em relação a outros sites presentes nos bancos de dados dos grandes buscadores, como Google, por exemplo.
A definição de Autoridade do Domínio
O conceito de Autoridade do Domínio, também conhecido em dashboards de SEO como DA – Domain Authority, é uma métrica que define a importância de um determinado domínio em função de fatores Off Page como o número de links que apontam para este domínio e a qualidade, em termos de relevância que cada um desses domínios possui.
Não existe um indicador oficial sobre a Autoridade de Domínio, pois na verdade este é um indicador desenvolvido por consultorias independentes prestadoras de serviços de SEO. O conceito é geral, e para falar a verdade, não é novo, pois o bom e velho PageRank na verdade é uma métrica que tenta determinar a autoridade de um domínio.